Loading...
Faxada frontal da escola

Uma história de Amor e Afeto


A história da Meninada Crescer se confunde com a história da sua fundadora Roberta Macedo. É uma escola que nasce da necessidade de uma educadora externar o seu amor pela educação, e, ao mesmo tempo, atender uma demanda de famílias da sociedade de Matozinhos que ansiavam por uma escola que oferecesse educação com qualidade, competência, e que fizesse tudo isso com amor e respeito aos processos de ensino e aprendizagem.

A história da Meninada Crescer se confunde com a história da sua fundadora Roberta Macedo. É uma escola que nasce da necessidade de uma educadora externar o seu amor pela educação, e, ao mesmo tempo, atender uma demanda de famílias da sociedade de Matozinhos que ansiavam por uma escola que oferecesse educação com qualidade, competência, e que fizesse tudo isso com amor e respeito aos processos de ensino e aprendizagem.


Desse movimento nasceu a escola Meninada. Ao longo de mais de duas décadas a escola Meninada ofertou uma educação focada nos valores humanos e na valorização do conhe- cimento e da cultura. Após um breve período fora do mercado educacional, em 2018, Roberta Macedo realizou uma parceria com o então Instituto Crescer. Em 2020 o nome da escola mudou para Instituto Meninada Crescer. Não foi apenas uma mudança de nome, mas um movimento significativo que proporcionou o coroamento de uma trajetória que não se define pelo simples sucesso, mas se caracteriza pelo desejo constante de fazer educação com amor e compromisso.

A Meninada Crescer, desde o ano de 2018, tem buscado fazer educação em diálogo constante com as demandas da contemporaneidade. Uma educação que perpassa por todos os âmbitos do sujeito, emocional, social, intelectual e existencial. Para isso, a proposta peda- gógica da escola prevê a experimental e investigação científica como pilar impor- tante, bem como o acesso e uso das novas tecnologias digitais.


O mundo muda, as pessoas mudam e a educação também muda. Essa mudança passa pelas teorias, práticas, planejamen- tos e proposta pedagógica. Porém, as mudanças são efetivas e positivas quando a base é sólida. Quando sabemos o quere- mos. Foco nos estudantes, valorização da individualidade, respeito a história de vida e potencialidades de cada um. Essa é a educação que a Meninada Crescer deseja continuar fazendo.

Proposta Pedagógica


O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MENINADA CRESCER apresenta um trabalho pedagogicamente pensado para o desenvolvimento integral das crianças e jovens, levando em consideração os aspectos biológicos, psicológicos, intelectuais e socioculturais. Especificamente, direciona suas ações no sentido da valorização de um atendimento humanizado e de qualidade, buscando cumprir seu papel social e legal na sociedade. No sentido mais amplo, a proposta pedagógica da escola tem seu compromisso firmado com uma ação democrática e transformadora que leva em conta, como ponto de partida, a heterogeneidade e diver-sidade real das crianças procurando assegurar a todos um desenvolvimento sadio e pleno.


Acredita-se que a aprendizagem acontece em um ambiente de afetividade, por isso, prioriza um ensino de qualidade, em que cada aluno construa seu conhecimento, sendo valorizadas e respeitadas suas cara- cterísticas, limitações e potencialidades, como também as de todos os envolvidos no processo, utilizando-se dos demais recursos e fontes que possam garantir a formação de cidadãos críticos, compe- tentes, participativos, criativos durante toda sua caminhada de descoberta e construção do conhecimento.

O fazer do INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MENINADA CRESCER está embasado num modelo de aprendizagem dinâmico, interativo, no qual o aluno é o centro do processo, ou seja, o protagonista e o professor o mediador. Acredita-se que a verdadeira aprendizagem se dá quando o aluno constrói e reconstrói o conheci-mento e forma conceitos sólidos sobre o mundo, o que vai possibilitar-lhe a agir e reagir diante da realidade.


Proposta Curricular

Para efetivamente cumprir com nossa proposta pedagógica precisamos criar caminhos específicos e diferenciados. Abaixo segue alguns dos diferenciais que compõem nossa escola.


PROJETO INICIAÇÃO CIENTÍFICA: A Iniciação Científica no Ensino Funda-mental Anos Finais é um instrumento que permite introduzir o aluno desde cedo em contato direto com a atividade científica e estimulá-lo a pesquisa. Nesta perspectiva, a iniciação científica caracteriza-se como instrumento de apoio teórico e metodo-lógico... à realização de um projeto de...quisa e constitui um canal adequado de auxílio para a formação de uma nova mentalidade no aluno. Em síntese, a iniciação científica pode ser definida como instrumento de formação que apresenta os seguintes objetivos entre outros: despertar a curiosidade; aprofun-dar o conhecimento dos estudantes através de atividades que envolvem observação e coleta de dados; realizar previsões e experimentos, interpretação de dados e análise de resultados; oportunizar a construção do conhe-cimento científico e tecnológico, de maneira lúdica e prazerosa.

PROJETO MENTE INOVADORA: Motivada pelo desafio da trans-formação, a Mind Lab tem perse- guido a inovação e consolidou-se como líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras, presente em mais de 25 países. Sua Metodo... logia exclusiva é aplicada em... com instituições de ensino por meio do Programa Mente Inovadora, que trabalha prazerosas atividades em grupo para desenvolver habilidades para a vida: pensar de forma criativa, lidar com emoções e conflitos; competir de forma saudável; aprender a planejar e tomar decisões.


PROJETO CRESCER CULTURALMENTE: A educação vive um momento de tran-sição, e na era da globalização é preciso modernizá-la, afastar da sala de aula o aprendizado convencional. Pois a cri-ança requer uma educação mais atuante, comprometida com experiên-cias, que ofereça meios de escolhas... o educando, procurando alcançar o objetivo final: um aprendizado seguro e eficiente, integrada à realidade que o cerca. E a formação artístico-cultural, tem como propósito oferecer um apren-dizado diferenciado valorizando as particularidades das crianças e jovens, da turma e do professor, através de formações e apresentações culturais (dança, teatro, música, poesias, etc), que enriqueçam os conteúdos estudados. E também é uma forma de interação entre a escola e família, buscando uma valorização dos pais a respeito do aprendizado e a partici-pação das crianças no processo de ensino aprendizagem.

PROJETO SACOLA LITERÁRIA: As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros signi-ficados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à... expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do uni-verso letrado e colabora para a demo-cratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita. Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu.


PROJETO LENDO O MUNDO: “A leitura do mundo precede a leitura da palavra...”(Paulo Freire). Cada vez mais as escolas são desafiadas a preparem os estudantes para o exer-cício da cidadania, mas também para conseguir conviver com todas as vicis-situdes próprias da vida moderna... suas características tecnológicas e complexas. Nessa perspectiva a forma-ção oferecida pela escola deve ser capaz de colocar os estudantes em sintonia com a contemporaneidade, contri-buindo para que sejam capazes de construir projetos de vida abrangentes e em diálogo com a realidade local e global. O Lendo o Mundo é mais um suporte metodológico para auxiliar escola, corpo docente e discente para pensar criticamente o mundo.

Nossa Equipe

Os nossos profissionais são altamente treinados e capacitados para atuar e ajudar na educação dos nossos e futuros alunos.